quinta-feira, 4 de março de 2010

Tendência

20 tendências da SPFW


Pedras e cia - Depois da tempestade, a bonança. Pois é. Pedrarias, cristais e bordados em geral vêm para iluminar as roupas após aquele black total do inverno 2009. Pensa que é só para as mulhezinhas, não, não, não. Os homens também ganham brilho.

Leggings - Direto do tunel do tempo dos anos 1980, as leggings ressurgiram e ganham cada vez mais status no universo fashion. Vieram para ficar e aquecer pernas femininas e masculinas. Sim, garotos, para vocês também e até mesmo texturizadas, estampadas e coloridas.

Peles - Não se trata do nude, mas de peles nos casacos, nos detalhes de algumas peças, como nas barras, em enfeites de cabeça, em jaquetas, calças. Vale apostar nelas, mas nas falsas, tá?

Couro - Outro material ideal para o inverno. E aqui também não precisam ser de verdade. Couro ecológico, jeans com aparência de couro, resinados, siliconados, até mesmo em superfície como tricô aparecem na passarela.

Jeans - No verão, os jeans vieram clarinhos, clarinhos. Agora estão empretecidos, para ela e para eles. Podem vir manchados ou não. E surgem nas modelagens tradicionais ou mais larguinhos. Em jaquetas ou casacos. Em vestidos ou saias.

Zíperes - Ganham o status de enfeites. Estão à vista e servem também para transformar as peças. Vestidos que se abrem inteiro (como uma nova versão do bandage da Herve Leger desfilado por Fernanda Lima, para a Amapô); calças e botas que abrem e fecham, mudando a modelagem de mais justas às mais largas, como sugeriu Reinaldo Lourenço.

Tramas - Não tem jeito, inverno é tempo de tricô e crochê. E os estilistas não esquecem disso. Os pontos são largos, enormes. E os fios podem ser a lã tradicional ou misturados a metálicos, como o Lurex.

Tachas - O rock vem firme e forte nas inspirações. Então as tachas, que enchem as vitrines internacionais, estão aí para ficar mais um inverno. Dos pés à cabeça, passando por cintos, jaquetas, calças.

Plumas - Entre os enfeites das roupas, também valem plumas e penas. Aparecem em peças inteiras, em bordados e detalhes. Também podem virar adereços de sapatos.

Franjas, rendas e cia - Aparecem em detalhes por toda a peça e também em detalhes, como nas barras (aliás, essa parte das roupas tem chamado a atenção dos estilistas). Também finalizam mangas, surgem no meio de blusas, saias, vestidos e bodies.

Babado forte - Também uma continuação de outras estações, em looks românticos, para contrapor a outros pesados, como os roqueiros e os desconstruídos.

Frestas abertas - Pedaços do corpo aparecem aqui e ali, em fendas propositais deixadas pelos estilsitas, sejam construídos a partir de quadrados unidos, faixas ou da descontrução de roupas e sua posterior reconstrução.

Bicolor - Quer preto, tem; que branco, tem. Quer os dois juntos, também tem. Basta querer misturar e combinar as duas cores básicas.

Corzinhas - Além do preto e branco, aposte também no off-white, cinza, marrom, verde, azul e vermelho, com pitadas de pink e amarelo.

Estampinhas - Vai de camuflado, flores, abstrato ou xadrez? É só escolher seu estilo. Podem ser grandes ou pequenas, mas estão aí. Sempre misturadas a pelas lisas ou todas juntas, num patchwork de bom gosto.

Militar - As comendas militares e outros enfeites de farda aparecem nas roupas, além das cores, dos botões, dos cintos, dos camuflado, dos bolsos utilitários. Firme e forte.

Opostos - Calças mais larguinhas dividem espaço com legging e skinny; vestidos curtos, a grande maioria, com longos; looks pesados, com peças leves; formas arredondadas com silhuetas mais secas...

Ombros - Não dá para não falar deles. Estão em evidência sim, e pronto. Não só com ombreiras, mas com laços, brilhos e na construção das peças, muitas vezes arredondadas na região e descendo para os braços, num prolongamento das mangas.

Aos pés - A ankle boot é a rainha da estação: vem em preto, principalmente, mas também em outros tons, do nude aos coloridos. Botas longas, até as coxas, também são vistas. E calçados enfeitados, escamados, paetizados.

Inversão - Botões na parte de traz, sobreposições, calças largonas, desconstrução. Tudo isso pôde ser visto em várias passarelas, relembrando principalmente os anos 1990.


http://www.youtube.com/watch?v=Nl2zbPdhH6U

Nenhum comentário: