quinta-feira, 4 de março de 2010

Santa Catarina de Alexandria Padroeira da MODA



A História:


Nascida no Egito no fim do século III e de família nobre - seus pais eram o rei Costus e a rainha

Sabinela -, Catarina sempre teve acesso às roupas e tecidos mais
bonitos e sofisticados na época

Suas marcas registradas eram a beleza, elegância e inteligência. Desde muito jovem, se interessou pelos estudos das diversas ciências humanas através da escola de Alexandria, onde aprendeu as sete artes livres: eloquência, poesia, música, arquitetura, escultura, plástica e coreografia. Aos dezoito anos, se tornava mestra das ciências. Catarina, além da beleza, tinha um forte poder de comunicação, o que ajudou a converter muitas pessoas às suas verdade religiosas, assim gerando imensa fúria do Imperador Maximino, que ordenou a dezenas de filósofos ir sabatinar Catarina de uma só vez. A jovem, como de costume, converteu todos aqueles filósofos à sua fé. Inconformado, o Imperador decidiu fazer uma proposta considerada para muitas como irrecusável: um pedido de casamento e a promessa de torná-la Imperatriz. Catarina recusou, afirmando que já era casada com a sua fé (os principais pintores do Renascimento, como Ticiano, Bernardo Luini e Correggio retratam esse episódio na mais absoluta, intensa e sedutora relação de figurino).
Vestes protetoras
O Imperador Maximino ordenou então a morte de Catarina em praça pública. É aí que acontece o primeiro milagre e a relação mais estreita e simbólica com a moda: no instante em que as rodas de madeira com facas e dentes na ponta estavam prestes a sacrificá-la, as vestes de Catarina a protegem, fazendo com que apenas rasgue o tecido e, em seguida, despedaçando as rodas.
Catarina não morre naquele momento e recebe apoio de sua principal amiga, a Imperatriz Costancia. Maximino, numa mistura de ódio e incredulidade, decreta mais uma vez seu sacrifício. Desta vez, “a morte gloriosa de Catarina de Alexandria aconteceu em praça pública, tendo sido decapitada no ano de 307”. A maior parte das relíquias dela se encontram no Mosteiro de Sinai, segundo manuscritos católicos.
A moda e os fiéis de Catarina
Santa Catarina de Alexandria é retratada principalmente em obras de arte com vestes sempre nobres. Segundo estudos da igreja católica, ela é a Santa mais bela de toda a história e ícone da beleza exterior e interior. Sempre identificada pelas cores verde (simbolizando os mestres e médicos), branco (pureza) e roxo (filósofos e mártires).
Todo dia 25 de Novembro, data de sua morte, as escolas de moda na Europa, onde ela é mais popular, param suas atividades para celebrar o dia da martirização. Já houve casos de desfiles com camisetas customizadas com a imagem da santa. Vale lembrar também das estampas com o rosto da Santa Catarina sobre os vestidos do desfile realizado pela griffe italiana Dolce & Gabbana, em 1998.

Nenhum comentário: