quarta-feira, 3 de março de 2010

Christian Dior


Christian Dior foi um influente estilista francês.

Filho de um comerciante de fertilizantes da região do Canal da Mancha, Dior queria seguir a carreira artística como artista plástico. Foi mandado para Paris, para estudar Relações Internacionais, uma vez que seu pai queria que o jovem Christian seguisse a carreira diplomática e que pudesse administrar os negócios da família.

No caldeirão de culturas representado por Paris, o jovem não se adaptou à profissão escolhida pelo pai, e logo se viu cada vez mais dentro do ramo das artes. Começou a freqüentar ateliês de pintura e de desenho, chegando mesmo a pintar alguns quadros. Mas foi a sua habilidade para desenhar roupas que lhe conferiu destaque e fama.

Posteriormente, o seu círculo de amigos se expandiu e conheceu um importante empresário da indústria têxtil, que lhe garantiu patrocínio para a produção de algumas peças. O resultado foi bem sucedido: os seus traços e a visão que tinha do corpo feminino causaram fascínio e delírio e, em 1947 inaugurou a Mansão Dior de Alta Costura que, impulsionada pelo seu New Look, impôs uma verdadeira revolução na arte de vestir.

O New Look foi um conceito revolucionário uma vez que resgatava a feminilidade da mulher, aclama a grandiosidade da vida e da existência humana e devolvia vida às pessoas: tudo que o mundo pós-guerra necessitava. Além de causar fascínio pela sua elegância e luxo, o conceito do New Look vinha carregado de extravagância e exagero: vestidos tradicionalmente feitos com 5 metros de tecido, agora usavam até 40 metros. Isso também ajudou a repercussão do conceito permitindo encerrar a mentalidade do racionamento no pós-guerra.

Ao longo de sua carreira fez a própria tradução física dos sonhos e da fantasia humana através de seus vestidos. Atualmente nas mãos de John Galliano, a Mansão Dior permanece como ícone da alta costura mundial, fazendo jus aos ideais de seu criador.

Nenhum comentário: